Avançar para o conteúdo principal

Recursos

Descubra nesta página vários recursos da minha autoria ou coautoria. Alguns destes estão publicados e disponíveis para venda, outros são recursos gratuítos.

LIVROS E CURRÍCULOS PUBLICADOS


Currículo 'TÁS com Deus - Faz sentido? - Volume 2 (Edições NA)

Com o sugestivo título Faz sentido?, o primeiro volume do Currículo ‘TÁS com Deus teve uma excelente aceitação quer no ambiente de igreja quer na disciplina de Educação Moral e Religiosa Evangélica, sendo agora apresentado o segundo volume. Neste, abordam-se três das doutrinas fundamentais do cristianismo (Homem, Pecado e Salvação), em 15 capítulos no total – que podem ser usados como lições isoladas ou serem estendidos a cerca de 45 lições, dependendo da necessidade e criatividade do professor. O objetivo é trazer numa linguagem didática e grafismo apropriados aquilo que os adolescentes mais precisam para prosseguir na sua caminhada com Cristo - saber no que creem e porque creem -, despertando-os a conhecerem a Deus e a Sua Palavra de Deus de forma mais profunda. O manual inclui o Guia do Professor, Ficha do Aluno (fotocopiável), Extras e Recursos Alternativos.


Currículo 'TÁS com Deus - Faz sentido? - Volume 1 (Edições NA)

O primeiro volume do Currículo ‘TÁS com Deus, para usar no ambiente de igreja e na disciplina de Educação Moral e Religiosa Evangélica, lançado em outubro de 2014. Com o sugestivo título Faz sentido?, este primeiro volume de uma coleção de três, trabalha quatro das doutrinas fundamentais do cristianismo (Bíblia, Deus Pai, Jesus e o Espírito Santo), em 15 capítulos no total – que podem ser usados como lições isoladas ou serem estendidos a cerca de 45 lições, dependendo da necessidade e criatividade do professor. O objetivo é trazer numa linguagem didática e grafismo apropriados aquilo que os adolescentes mais precisam para prosseguir na sua caminhada com Cristo - saber no que creem e porque creem -, despertando-os a conhecerem a Deus e a Sua Palavra de Deus de forma mais profunda. O manual inclui o Guia do Professor, Ficha do Aluno (fotocopiável), Extras e Recursos Alternativos.


aTEENa-te - Decide bem, vive melhor! (Edições NA)

Neste livro os adolescentes e jovens vão caminhar com a Ana Ramalho e alguns amigos, e encontrar pistas para descobrir o melhor dos caminhos para aTEENar com a vida, tendo como mapa a carta de amor de Deus para ti: a Sua Palavra. Divido em três partes (aTEENa-te com Deus; aTEENa-te contigo; aTEENa-te com os outros), é um guia que vai ajudá-los a decidir bem e viver melhor, enquanto aproveitam a viagem da vida, com os olhos postos em Deus!

Devocional 'TÁS com Deus - Carta aos Efésios descomplicada (Edições NA)

'TÁS COM DEUS é uma serie de devocionais que leva os adolescentes e jovens numa viagem fantástica de 50 dias pela Palavra de Deus. TÁS significa Tempo A Sós e pretende ser um veículo devocional a pensar nesta faixa etária. O primeiro volume, já na segunda edição, da autoria de Ana Ramalho, desafia os leitores a conhecerem e viverem os princípios que o mano Paulo deixou à igreja em Éfeso. Com várias histórias e testemunhos reais, os jovens e adolescentes vão ser conhecer e a viver os princípios radicais que Deus tem para a vida, dia a dia.


RECADO, boas novidades para ti! (CPAD)

Recado, boas novidades para ti  é o primeiro livro de Ana Ramalho, editado pela CPAD em 2005. O objetivo deste pequeno livro é evangelizar... sem complicar, adolescentes e jovens  Como? Através de testemunhos e comparações, numa linguagem acessível e contemporânea. Por isso, … É uma óptima ferramenta de apoio ao evangelismo pessoal, e também um livro que pode ser oferecido a alguém com quem desejemos partilhar a fé e/ou estiver a dar os seus primeiros passos na vida cristã.



RECURSOS NÃO PUBLICADOS

Estes recursos estão disponíveis gratuitamente para servir de bênção para quem os quiser usar, mas peço que também sejam dados os devidos créditos a quem os utilizar. A utilização parcial dos textos/conteúdos destes recursos, deve ter no máximo 50% do texto e conter o seguinte crédito: © Ana Ramalho Rosa; Para a utilização de 50% ou mais dos textos/conteúdos destes recursos, deve enviar um email a solicitar a autorização, com a explicação do tipo de publicação e outras informações aqui. Prazo de resposta: 1 a 3 semanas.



Como estruturar um Departamento Juvenil (2011)

Como estruturar um Departamento Juvenil? Uma excelente pergunta, com uma resposta complexa. Falar deste tema implica perceber que não existem métodos infalíveis, mas alguns princípios que nos podem ajudar a estruturar um ministério que realmente alcance, forme para a vida e prepare para o serviço jovens e adolescentes. Simultaneamente, os ingredientes para um departamento juvenil são todos essenciais. Acima de tudo os jovens e adolescentes são o mais importante – a glória é para Deus, mas o alvo principal são eles. Nesta pequena formação (no âmbito do 2º Encontro Nacional de Liderança juvenil do AD.J) vamos debruçar‐nos em alguns dos principais aspectos e dar algumas sugestões de recursos extra que podem fazer ampliar algumas áreas. Não tenho todas as respostas, mas espero poder estimular e despertar para a necessidade urgente de nos colocarmos nas mãos de Deus, onde estamos e com o que temos, para alcançar esta nova geração para Ele.



Estratégias e meios de evangelização - Media, Marketing e Igreja (2010)

Antes de qualquer estudo, plano ou programa, precisamos buscar a Deus, estarmos constantemente focados n’Ele. A dependência de Deus e do Seu Espírito é necessária desde a estratégia à concepção. Toda a técnica e conhecimento humano sem a orientação e operação de Deus leva à frustração. Como alguém disse “Nós fazemos o possível, Deus faz o impossível”. Não há receitas “mágicas”, mas princípios, linhas de orientação que devemos ter inspirados na Palavra de Deus e em pessoas que Ele tem capacitado na área de estratégia, evangelização e liderança. Tendo como base estes princípios iremos agora entrar em áreas mais específicas da estratégia, evangelização e comunicação.



Livro de Receitas da Escola Dominical (2008)

Será que a Escola Dominical é importante? Todos respondemos “SIM!!!”. MAS... porquê? Esta sebenta pretende dar pistas em relação a esta e outras questões preponderantes que muitos colocam hoje: Como tornar a Escola Dominical relevante neste início de Século, sem perder os fundamentos bíblicos? E qual o seu papel na igreja local? Qual a importância do professor no processo? Que métodos temos à nossa disposição? A Escola Dominical é parecida com um enorme restaurante, que alimenta as novas e velhas gerações com o conhecimento e prática da Palavra de Deus. Este é um livro de receitas para ajudar a todos os cozinheiros que todas as semanas precisam preparar refeições criativas e apetitosas, baseadas na Bíblia – os professores.

Comentários